Alecrim, nome escolhido
Para ser diferente
O acolhimento é bom
Uma escolha inteligente
Itinerário temático para o Centenário das Aparições de Fátima

«O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus»

Em 28 de novembro de 2010, primeiro Domingo do Advento, o Santuário de Fátima iniciou uma nova etapa, que tem como meta o ano de 2017. Trata-se de um plano temático, com sete anos, para preparar e acompanhar a celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

O plano aqui apresentado, que serve de base a este ciclo, foi elaborado por uma comissão teológica assim constituída: Virgílio Antunes, Vítor Coutinho, Ângela Coelho, Carlos Cabecinhas, Emanuel Silva, Jacinto Farias, João Duque, José Carlos Carvalho, Luciano Cristino.

Partiu-se das Memórias da Irmã Lúcia para elencar os diversos elementos deste itinerário de reflexão. Em cada um dos ciclos temáticos anuais faz-se uma alusão a uma das aparições, do Anjo e de Nossa Senhora, percorrendo, deste modo, os acontecimentos históricos de Fátima. Com base nos textos testemunhais e em diversos aprofundamentos teológicos, procurou-se identificar as ideias fundamentais da mensagem de Fátima, encontrando para cada um dos sete ciclos anuais um conjunto diversificado de propostas, capazes de a apresentar e iluminar: adotou-se uma frase inspiradora da qual se formulou um tema geral para cada ano; definiu-se um núcleo teológico, um elemento catequético e uma atitude crente a desenvolver. De modo a criar uma correspondência com os meses principais de peregrinação, de maio a outubro, desdobrou-se cada tema geral em seis unidades temáticas, propondo para cada uma delas diversos conteúdos específicos.

Este itinerário liga os temas significativos da mensagem de Fátima num fio condutor, de modo a salientar as ideias unificadoras entre eles, a distinguir os aspetos centrais dos mais secundários, a encontrar uma perspetiva de abordagem e chaves de leitura. Houve a preocupação de integrar neste plano os conteúdos teológicos da mensagem de Fátima e as expressões concretas da sua espiritualidade que podem ser incluídos nas diversas propostas pastorais: a adoração à Santíssima Trindade, a centralidade eucarística, o apelo à conversão, a penitência como caminho de conversão, a dimensão mariana da fé católica, a oração pela conversão dos pecadores, pelo Papa e pela paz no mundo, a reparação dos corações de Jesus e de Maria, a solidariedade fraterna.

Todos estes elementos oferecem perspetivas de aprofundamento da mensagem de Fátima, proporcionando um enquadramento teológico para as práticas devocionais características da espiritualidade fatimita: a oração do rosário, a adoração eucarística, as práticas devocionais dos primeiros sábados, a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Constituem, por isso, uma orientação para suporte temático das celebrações litúrgicas, da catequese, dos atos espirituais e devocionais, das ações de estudo e de reflexão.